Arte Petropolitana

Valéria Bortolotti
Escultora

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

Nascida em 1957 em Petrópolis, Estado do Rio, Brasil, demonstrou desde cedo grande habilidade manual.

Aos 14 anos tira o 1° lugar num concurso de desenho estudantil da cidade com um quadro á nanquim de uma figura estilizada de mulher chorando.

LÁGRIMAS
Nanquim- Figura estilizada de mulher chorando.
60 x 80 cm.

Em 1976, aos 18 anos, entra para Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde descobre a força de sua vocação e se entrega totalmente ao mundo da escultura, tirando da matéria bruta a expressão de seus sentimentos. Já nesta época começa a expor e vender seus primeiros trabalhos na própria Escola.

MOMENTO - Pedra sabão, aprox. 40 cm.Representa a insegurança ainda presente no íntimo de cada um.
"No início meus trabalhos tinham menos movimentos e eram menos vazados. Talvez por medo de quebrá-los ou falta de intimidade com o material."
Em 1978 participa de uma coletiva na Galeria do Museu D. João VI - RJ, onde recebe medalha de prata pela figura em pedra de uma grávida.

MÃE
Pedra sabão, aprox. 30 cm.
Medalha de prata.
Mostra ao mesmo tempo a juventude e a feminilidade de uma grávida.

NOVA VIDA
Pedra sabão, aprox. 45 cm.
Medalha de prata.
Mostra o surgimento de um novo indivíduo a cada fase da vida.

Neste momento já possui um domínio maior dos materiais usados e, dispondo de mais prática, arrisca-se em formas mais delicadas e definidas, como a peça que ganhou medalha de prata no 1° Salão O. Teixeira.
Em 1980 faz sua primeira Mostra Individual no Centro Cultural Alceu Amoroso Lima, com mais de 20 trabalhos. Neste mesmo ano participa ainda do X Salão de Artes Plásticas da Sociedade Artística Batista da Costa. No ano seguinte recebe medalhas de ouro e prata por duas de suas peças mais expressivas.

LIBERDADE
Pedra sabão, aprox. 45 cm.
Medalha de ouro.
Mostrando as correntes da escravidão interna partidas.

Contatos
Tel.: (0242) 31-1958
Ou pelo
correio eletrônico.


©MP HTML
Petrópolis